Foto
12/04/2024
REPÚDIO A ATOS ANTISSINDICAIS

O STTHFI manifesta seu firme repúdio diante de práticas antissindicais recentemente identificadas em algumas entidades (empresas) pertencentes ao grupo de Instituições Beneficentes, Religiosa e Filantrópicas, Condomínios e Imobiliárias de Foz do Iguaçu e região, com nítida participação de escritórios e pessoas da administração nessas empresas.

Essas ações, que vão contra os princípios de respeito aos direitos trabalhistas, à liberdade sindical e à dignidade dos trabalhadores desta categoria, são motivos de profunda preocupação. As práticas antissindicais que incluem a emissão e envio de modelos de “cartinhas” para que os seus funcionários levem ao sindicato manifestações com conteúdo contrário às Contribuições Sindicais, previstas nas CCTs negociadas, muitas vezes sem que esses trabalhadores nem mesmo saibam o seu conteúdo, são atitudes que restringem a liberdade sindical, discriminam, retaliam, obstruem negociações coletivas e atendimento ao representado, intimidam os trabalhadores e profissionais do setor, o que é totalmente inaceitável. Tais ações vão de encontro aos valores éticos e a luta árdua que essa instituição tanto defende, representando arduamente a classe de  trabalhadores.

Reafirmamos nosso compromisso em promover um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e respeitoso, onde os direitos dos trabalhadores são preservados, e a liberdade sindical e o pensamento individual de cada trabalhador é garantida.

O interesse do empregador de adotar procedimento manifestamente ilegal tem fim retaliatório, tentando impedir a participação do trabalhador junto da entidade, o que implica em conduta antissindical. Caracteriza-se na coação do empregado em declarar que não deseja manter-se filiado ou contribuir e participar da sua entidade de classe, com receio de que possa sofrer represálias, se não seguir o que lhe foi imposto.

Portanto, REPUDIAMOS de forma veemente qualquer tentativa de cercear a atuação legitima dos sindicatos ou prejudicar aqueles que se envolvem na representação sindical.

Comprometemo-nos a tomar medidas corretivas imediatas para advertir as práticas antissindicais identificadas, garantindo que todas as normas em CCTs, Termos Aditivos e Acordos Coletivos pertinentes sejam rigorosamente seguidos e cumpridos.

O STTHFI reitera seu compromisso com a construção de relações laborais justas, transparentes e respeitosas. Estamos sempre abertos ao diálogo construtivo com empregadores, escritórios e seus respectivos sindicatos e todas as partes interessadas, com o objetivo de fortalecer a harmonia e o entendimento nas relações de trabalho.

Neste momento, lamentamos pelos trabalhadores afetados por essas práticas e reafirmamos nosso compromisso de promover um ambiente de trabalho que valorize o trabalho e respeite a todos na forma da legislação.  

 

Atenciosamente, 

Vilson Osmar Martins

Dir. Presidente

Últimas Notícias
Notícia
26/06/2024

Em maio de 2023, o Presidente Lula, prometeu que seu governo faria um amplo debate sobre uma nova legislação trabalhista

Notícia
14/06/2024

A PARTIR DE MAIO / 2024 - A C. C. T. do STTHFI, garante a você;

Notícia
13/05/2024

OFENSAS RACISTAS – COZINHEIRO DE RESTAURANTE É CONDENADO.

Notícia
02/05/2024

HOTEIS E SIMILARES - Convenção Coletiva de Trabalho 2024/2025

Notícia
30/04/2024

O objetivo do feriado é de comemorar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. No Brasil, a data foi estabelecida em 1925 pelo presidente Arthur Bernardes.