Foto
30/04/2024
DIA DO TRABALHADOR

O objetivo do feriado é de comemorar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. No Brasil, a data foi estabelecida em 1925 pelo presidente Arthur Bernardes.

Mas será que temos o que comemorar?

A Reforma Trabalhista de 2017 (Temer/Bolsonaro), que foi utilizada como troca de favores entre Executivo e Legislativo, sem que tenha havido uma discussão mais aprofundada sobre o tema, foi empurrada goela abaixo na classe trabalhadora.

Para saber se temos o que comemorar neste 1º de maio, basta perguntar aos 13,7 milhões de pessoas, o que esperam do amanhã, o que podem fazer para ter o que precisam no dia seguinte, como alimentação, saúde, escola para os filhos e um novo dia de trabalho.

Os prejuízos causados pela Reforma Trabalhista foram destacados na sessão especial para celebrar o Dia do Trabalhador, realizado no Plenário do Senado, dia 28.04.2024.

-A reforma trabalhista se apresenta como uma verdadeira inquisição contra todos os direitos conquistados com muita luta. Um crime foi cometido contra milhões de trabalhadores. Hoje, o próprio Judiciário tem afirmado que essa lei, como está, é inaplicável. A negociação que prevalece sobre a lei é um absurdo. É como se a lei não valesse mais para o trabalhador. Quem tem a força na mão é quem vai determinar essa negociação – lamento o Senador Paulo Pain.

Para a Senadora Vanessa Grazziotin, é hora de a sociedade brasileira se unir e lutar pela revogação da Reforma Trabalhista, pois não é possível, disse, que o país conviva com uma legislação perversa e criminosa.

Dados do IBGE e do Caged mostram que no pouco tempo em que a reforma vigora, nós temos o desemprego crescendo, o salário diminuindo. Ou seja, a precarização voltou a imperar no Brasil. E isso é muito ruim não só para o trabalhador, mas é ruim para a economia, porque, quanto menor for o salário pago no país, menor o consumo. Quanto menor o consumo, menor a produção e menor a capacidade de uma nação se desenvolver – argumentou.

O desalento é quando o trabalhador não tem mais ânimo de procurar emprego. Nos últimos meses, aproximadamente cinco milhões de pessoas deixaram de procurar emprego porque não tem mais esperança de encontrar uma ocupação profissional. Agencia Senado 

Quanto a nós, continuamos lutando por uma sensibilização do governo e legislativo, pela revogação dessa reforma que ultrajou a dignidade do trabalhador brasileiro.

Apesar disso tudo, Feliz Dia do Trabalhador!      

 

 

Últimas Notícias
17/10/2024

No dia 08 de outubro de 2024, o MPT, em audiência coletiva, reuniu-se com o CRC – Conselho Regional de Contabilidade e contabilistas do Paraná, no Fórum Estadual de Liberdade Sindical

Notícia
07/10/2024

Exame médico de piscina

Notícia
27/09/2024

O Tribunal Superior do Trabalho já foi provocado a emitir juízo de valor sobre o assunto

Notícia
24/09/2024

A piscina principal da nossa Sede Recreativa,

Notícia
13/09/2024

O Supremo Tribunal Federal (STF) está julgando a inconstitucionalidade do Contrato Intermitente