Foto
18/07/2018
O Brasil e o desemprego

No debate social este é o problema que mais deve concentrar nossa atenção. Precisamos do máximo de esforço para erradicá-lo de nosso país. Esforço que deve ser de cada sindicato, federação, confederação e central sindical.

Com a situação que está colocada, lutar por emprego, pela inserção de quem não está com carteira profissional registrada, é ainda mais urgente do que lutar por aumento real, ainda que esta também seja uma luta fundamental. Isso porque o desemprego é uma profunda chaga social. Ele produz violência, fome, o avanço de doenças, a evasão escolar, desagregação de comunidades, a delinquência. O desemprego é o ponto nevrálgico do subdesenvolvimento.

Neste sentido, as centrais sindicais definiram o dia 10 de agosto como o Dia Nacional do Basta! Basta de desemprego! Basta de reforma trabalhista que retirou direitos, que incentiva a precariedade nos locais de trabalho, que diminui o poder aquisitivo dos trabalhadores, que fere sua representatividade sindical e que, além de tudo, após mais de um ano de sua instituição, fez subir alarmantemente o número de desempregados no país! Basta, ainda, do cinismo de uns e outros, que apresentam propostas de reforma da previdência que visam atingir principalmente os mais pobres. Estes temas estão sendo debatidos e constam no documento Agenda Prioritária_Classe Trabalhadora_2018 aqui e é nossa contribuição para o debate eleitoral que se avizinha. Todos os sindicatos tem como tarefa divulga-lo às suas bases para cobrança dos candidatos.

Para reforçar este “basta”, nós sindicalistas queremos contar com amplos setores da sociedade civil movimentos populares, o movimento estudantil, as Igrejas, as diferentes instituições sociais (OAB, ABI, UNE…). Todos os cidadãos e cidadãs devem se sentir representados neste grito pela nossa liberdade, desenvolvimento e emancipação. Por isso, conclamo a todos a participarem ativamente no dia 10/08/2018!

Basta de Desemprego!

*João Carlos Gonçalves (Juruna) é secretário geral da Força Sindical

 

Fonte: NCST PARANÁ

 

 

 

Últimas Notícias
Notícia
21/06/2019

Apreciação e votação da Prestação de Contas Exercício 2018

Notícia
21/06/2019

Relatório da Confederação Sindical Internacional (CSI) aponta que dos 145 países analisados, Brasil está entre os dez piores para os trabalhadores, com registro até mesmo de assassinato de sindicalistas

19/06/2019

A diferença do mês de Maio, deve ser paga juntamente com o salário do mês de Junho, 5º dia útil do mês de Julho/2019 - MR 032330/2019

Notícia
13/06/2019

Em defesa do povo trabalhador!

11/06/2019

Lançada nesta semana, a campanha “Que Reforma É Essa?“ vem crescendo a cada dia nas redes sociais e ganhando apoio dos brasileiros. A campanha mostra os pontos negativos da proposta de emenda à Constituição que aniquila a aposentadoria dos trabalhadores.