Foto
07/03/2024
Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data celebra muitas conquistas femininas ao longo das últimas décadas, mas também serve como alerta sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo.

A primeira história, da qual eclodiu a criação desse dia: 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em incêndio de uma fábrica têxtil (fábrica de camisas) em Nova York. Supostamente, teria sido causado pelo proprietário da fábrica: repressão exagerada às greves das operárias, que costumavam ser sufocadas de forma violenta e sem escrúpulos. Outra história relata o incêndio que ocorreu numa empresa em Nova York, em 25 de março de 1911, com 146 vítimas mortas, 125 mulheres e 21 homens, a maioria dos mortos eram judeus. Essas trabalhadoras costuravam cerca de 14 horas diárias e recebiam entre 6 e 10 dólares por semana. Alguns proprietários de fábricas trancavam os funcionários durante o expediente como forma de conter motins e greves. Quando a fábrica pegou fogo, as portas estavam trancadas.

Em 1917, na Rússia, foi derrubada a monarquia czarista. Nesse clima revolucionário, as mulheres trabalhadoras do setor de tecelagem entraram em greve, no dia 8 de março e reivindicavam a ajuda dos operários do setor metalúrgico. Essa data entrou para a história como um grande feito das mulheres operárias e também como prenuncio da Revolução Bolchevique.

Após a Segunda Guerra Mundial, o dia 8 de março tornou-se símbolo maior de homenagem às mulheres (por conta da greve das russas). Também foi associado ao mês de março, a partir de então, o evento do incêndio em Nova York, ocorrido em 25 de março.

Entretanto, ao longo da história, outros acontecimentos recordam a luta das mulheres, que faziam longas jornadas de trabalho, recebiam salários muito baixos, e além disso, não tinham direito ao voto.

Em homenagem à luta e às conquistas das mulheres, o Dia Internacional da Mulher foi definitivamente instituído pela ONU no ano de 1975, sendo que a escolha do dia 8 de março está relacionada com a greve das operárias russas de 1917.

Últimas Notícias
Notícia
22/04/2024

É uma instituição que consiste na união ou associação de pessoas que conseguem se organizar para representar uma classe de trabalhadores.

Notícia
12/04/2024

O STTHFI manifesta seu firme repúdio diante de práticas antissindicais recentemente identificadas em algumas entidades

Notícia
08/04/2024

Os efeitos da Reforma Trabalhista implementada pelos empresários no Brasil, através do governo Temer e complementada na sequência, no governo de Bolsonaro

Notícia
02/04/2024

Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024 - Imobiliárias e Convenção Coletiva de Trabalho 2024/2025 - Entidades Filantrópicas

Notícia
28/03/2024

Feliz Páscoa a todos nossos Associados, Diretores e Funcionários.